quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TRILHANDO O PEABIRU

NOVO LIVRO DE MOSIMANN


Viajar pelo passado do homem catarinense, liberto de dogmas e escolas, sem o verniz obscurantista da academia, é o caminho trilhado pelo escritor João Carlos Mosimann, que lançou recentemente o livro Catarinenses – Gênese e História, em Florianópolis. O livro foi contemplado com o Prêmio do Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura, que permitiu a edição independente.
O competente e inovador estudioso de assuntos históricos, autor de vários livros, João Carlos Mosimann, de Florianópolis, acaba de lançar Catarinenses – Gênese e História.
Ano passado, a bem fornida obra (616 páginas)recebeu o Prêmio Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura, o que respaldou a edição.
Os capítulos sobre o século 16 e 17 são leituras obrigatórias para o público peabiruano.
Os interessados no livro podem fazer contato com o autor, através do e-mail: mosimix @terra.com.br


                                 ALEIXO GARCIA: UM ASSUNTO SEM FIM ? (1)

O náufrago  Aleixo Garcia foi o primeiro homem branco a trilhar o Peabiru. Por volta de 1523, guiado no Caminho por índios Guaranis da região da Ilha de Santa Catarina, onde morou, ele chegou aos Andes e descobriu o Império Inca  varios anos antes do espanhol Francisco Pizarro.
Biografado pela jornalista Rosana Bond, residente em Florianopolis, na obra A saga de Aleixo Garcia, o personagem "parece ser inesgotavel" , diz a autora. 
Em recente viagem a Bolivia, Rosana encontrou tantas informações novas sobre o náufrago "catarinense"  que esta até pensando em escrever uma 5ª edição, talvez para o segundo semestre de 2011.
Os exemplares da 4ª edição estão praticamente esgotados, mas os interessados ainda podem fazer encomendas à editora Aimberê, Rio de janeiro, pelo e-mail: anovademocracia@uol.com.br 

                                    ALEIXO GARCIA: UM ASSUNTO SEM FIM ? (2)

A aldeia guarani do Morro dos Cavalos (litoral catarinense, municipio de Palhoça) decidiu neste ano adotar o livro de Rosana Bond como material didático na escolinha indigena que funciona ali.
Aleixo Garcia tem uma profunda ligação com a história dos guaranis, principalmente com a área daquela aldeia, pois ele teria morado nas proximidades com os antepassados dos índios atuais, entre 1516 e 1523.
Estimulados pelo professor Karai Tataendy (Adão Antunes), jovens e crianças guaranis estão realizando outras pesquisas sobre Aleixo, junto à memória ancestral da tribo, e desejam escrever um livro. A expectativa é grande, pois muita coisa boa deve vir dali.


__________________________________________________________________

RECEBEMOS E DAMOS DIVUGAÇÃO A UMA SUGESTÃO DE PROJETO TURÍSTICO ELABORADO POR UM GRUPO DE PESQUISADORES QUE ESTUDA O CAMINHO DO PEABIRU NA REGIÃO DA COSTA ESMERALDA, LITORAL DE SANTA CATARINA.


Nos últimos anos vem surgindo no topo das estatísticas mundiais um novo tipo de turista. É aquele que procura em suas viagens aliar o prazer à busca de conhecimentos, satisfação intelectual e espiritual. É aquele turista que deseja apreciar inscrições rupestres milenares, conhecer páginas da História pré-colombiana, conhecer a História dos indígenas que habitavam o nosso litoral e florestas, encontrar pedras que orientavam a vida cotidiana dos habitantes da época, fazer meditação, peregrinar por antigas trilhas, principalmente nos vestígios do milenar Caminho do Peabiru, que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, numa distância de cerca de 4 mil quilômetros, e que possivelmente passava pela região e está sendo objeto de estudo por parte de pesquisadores da região.

Este é o turista que durante o ano inteiro, vindo de todas as partes, e independente do clima, com sol ou chuva, frio ou calor, viaja pelo mundo inteiro buscando conhecimentos que proporcionam este tipo de turismo, em lugares tais como as ruínas de Machu-Pichu (Peru), as gigantescas estátuas Muai (nas ilhas de Páscoa), pedras orientadas de Stonehenge (Inglaterra), Caminho de Compostela (Espanha e França) e tantos outros espalhados pelo mundo inteiro. Infelizmente uma forma de turismo ainda pouco divulgado no Brasil, embora sendo um país riquíssimo em sítios históricos e arqueológicos.



Para a região turística da chamada Costa Esmeralda, abrangendo inicialmente os municípios de Porto Belo e Bombinhas, no litoral de Santa Catarina, um projeto de aproveitamento do patrimônio histórico e arqueológico para visitação durante o ano inteiro, compensando as cada vez mais curtas temporadas de verão, viria de encontro aos interesses de toda a estrutura local que vive do turismo, em especial o ramo hoteleiro, pousadas, restaurantes e comércios em geral. Basta para isto dispor de roteiros atrativos com guias especializados, treinados para satisfazer a curiosidade e o desejo de conhecimento cultural e panorâmico dos turistas visitantes.

O projeto deverá contar com o apoio das secretarias de Turismo, Educação e Cultura, e do Meio Ambiente dos municípios envolvidos, no sentido de realizar aulas e palestras nas escolas de ensino médio, passando aos alunos conhecimentos de História e Arqueologia principalmente referentes às áreas objeto do projeto. Dessa forma, os jovens que serão aproveitados como guias deverão ser escolhidos levando em conta o interesse demonstrado nos ensinamentos recebidos e sua vocação para relacionar-se com os turistas.

Foto: www.caminhodopeabiru.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário