sexta-feira, 15 de outubro de 2010

APRESENTAÇÃO

É com imensa satisfação que estamos lançando o nosso “PEABIRU-CADERNOS DA TRILHA”, um blog que surge com a intenção de se completar com a revista “CADERNOS DA TRILHA”, lançada recentemente. Esta revista, assim como o blog, nasceram com a missão de informar, pesquisar e divulgar o fantástico CAMINHO DE PEABIRU, milenar trilha pré-colombiana, hoje já chamada o Compostela da América do Sul, e vem substituir  nossa revista inicial -Cadernos da Ilha-, que apesar de terem sido editados apenas 3 números, tornou-se uma referência no Brasil e em vários outros países, servindo inclusive como fonte de consulta para trabalhos didáticos e de pós-graduação em diversas escolas e universidades. Isso apesar das sabidas dificuldades em nosso país para a realização de idéias culturais que não envolvem lucro monetário, como é o caso do Cadernos da Trilha e foi o caso do Cadernos da Ilha, cujas distribuições foram totalmente gratuitas.
No caso da publicação das revistas uma nota de agradecimento devemos consignar à Itaipu- Binacional, cuja hidrelétrica se acha em território histórico do Peabiru, pelo respaldo aos custos financeiro de produção e industrial, sem o qual teria sido impossível concretizar o nosso projeto.
O objetivo do nosso blog é aproveitar a dinâmica da informática e somar-se aos diversos meios que divulgam o Caminho de Peabiru, participar da luta pela proteção e preservação das nossas matas e todo o eco-sistema. Prestigiar, colaborar e defender as culturas indígenas que ainda hoje sobrevivem em meio da pobreza e o preconceito. Estimular a formação de novos grupos de estudo e peregrinação, assim como abrir espaço para colaborações, informações e críticas ao nosso trabalho.

2 comentários:

  1. Amigo Rosnel Bond, que alegria ter esse novo meio de comunicação. Vai fazer muito bem para nós "peabirutas". Obrigado por disponibilizar mais essa ferramenta para divulgarmos as investigações e experiências sobre o milenar caminho do Peabiru. Parabéns. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo Bond, obrigada pela oportunidade que nos proporcionou, permitindo conhecer um pouco mais da história.
    Parabéns e Sucesso!!!
    Um grande Abraço

    ResponderExcluir